top of page
VideoCapture_20180620-230652.jpg

YOUR BRAND

Add your tagline.

SHOP NOW

Sobre o Programa

O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da Universidade Federal do Paraná (PMGCA/UFPR/RIDESA), vinculado ao Setor de Ciências Agrárias, no Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, iniciou as atividades em 1991.

Inicialmente as atividades foram conduzidas em duas Estações Experimentais, a Estação Experimental de Paranavaí e a Estação Experimental de Bandeirantes. Atualmente o programa conta com 06 subestações experimentais que correspondem as Estação Experimental de Paranavaí, Alto Alegre, Santa Terezinha-Iguatemi, Santa Terezinha- Ivaté, Santa Terezinha-São Tomé e Cia Melhoramento-Jussara, e ainda as bases de pesquisa na Coopcana e Cia Melhoramento-Nova Londrina. Juntas as subestações somam uma área aproximada de 550 hectares, para a experimentação onde são conduzidas as fases T1, T2, FM-T2, T3, FM-T3, FE e FMC, e desta forma, racionalizando o processo de melhoramento genético nas suas diferentes fases. Aliado a isto o programa investiu na contratação de pessoal técnico o que possibilitou ter uma estrutura organizacional extremamente ágil sob o ponto de vista operacional.

 

Neste período o PMGCA/UFPR/RIDESA sempre esteve focado na obtenção e introdução de novas variedades aptas para o cultivo no Estado. Reflexo disto foi à introdução da variedade RB867515, em 1998 e da variedade RB92579, em 2003, que hoje tem papel significativo para o setor produtivo do Estado. A liberação da variedade RB966928, em 2010, para ambientes de média restrição e com produtividade, precocidade, riqueza em sacarose, aptidão para o plantio e a colheita mecanizada, veio consolidar este programa no Estado.

 

Com a necessidade de novas variedades produtivas, para os diversos ambientes e a necessidade de ampliar o período de safra para o Estado do Paraná, o PMGCA/UFPR/RIDESA liberou recentemente três novas variedades de cana-de-açúcar, sendo a RB036066 com ampla adaptabilidade para início a meio de safra, a RB036088 para final de safra e com excelente performance em colheita mecanizada e a RB036091 com maturação precoce a média, boa performance em ambientes de média restrição e com elevada sanidade vegetal.

 

A consolidação das grandes variedades, aliada à indicação destas novas variedades e à multiplicação de clones potenciais, que possuem excelente resultados, tem permitido que o Estado esteja com 75% da área de cultivo com variedades RB.

Empresas Parceiras

O PMGCA é responsável pela criação e manejo das variedades RB, possuindo centros experimentais localizados em diferentes regiões do Estado do Paraná, com extensões em áreas fornecidas pelas empresas participantes do programa. Abaixo a relação completa das instituições associadas ao PMGCA - UFPR.

bottom of page